Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 20 de Junho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Maio / 2010 às 06:28

ESPAÇO DO LEITOR: Funcionários da Secretaria de Obras improvisam lava-jato

Geraldo,

Enquanto alguns bairro de Juazeiro sofrem com a falta de água, a prefeitura ajuda no prejuízo do SAAE. Funcionários da Secretaria de Obras improvisaram um lava jato na porta da referida unidade da administração, enquanto o Serviço Autônomode Àgua e Esgôto faz campanha para evitar o desperdicio e se possível, evitar lavar o veículo com água potável.

Outro detalhe é que o veículo se encontra estacionado em cima da calçada, próximo a uma faixa amarela e debaixo de uma placa de trânsito informando que é proibido estacionar.

Muitas infrações em um só registro. A água corre solta pela rua Oscar Ribeiro, enquanto o povo que paga essa lavagem, não tem o precioso liquído. Lava jato Juá, aqui sim você vê a

verdadeira mudança, o carro sai limpinho!

Luís Teixeira Santos
publicado em 23 de Maio / 2010 às 23:23

Sanfoneiro faz versão do Hino Nacional em forró e é processado

Em janeiro de 1999, o Pirata em Fortaleza gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró. Sem desvirtuar os ideais de liberdade, coragem e amor à pátria, aclamados na letra de Osório Duque Estrada, esse arranjo da música de Francisco Manuel da Silva é uma manifestação de amor e respeito tanto ao Brasil quanto ao nordeste porque expressa um patriotismo cotidiano, genuíno e verdadeiro.

Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito que o nosso coração, patriota, cearense e "cabra da peste", bate. Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata".

O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró. Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.

Livre para declarar seu amor pelo Brasil, o Pirata disponibiliza para download gratuito a versão em forró desse arranjo.Destaca-se que todos os direitos autorais da versão em forró do Hino Nacional Brasileiro serão revertidos para as ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.

Fonte: Pirata.com.br
publicado em 23 de Maio / 2010 às 22:42

Juazeiro, de virada, vence primeira partida da semi-final do Baianão - Série B

Em um jogo bastante movimentado, principalmente no segundo tempo, a equipe do Juazeiro venceu, de virada, o Camaçariense, por 3 a 1, em jogo válido pela primeira partida da semi-final da Série B do Campeonato Baiano, hoje à tarde, no Estádio Adauto Morais.

O Juazeiro começou muito mal a partida, errando muitos passes e dando espaços entre o meio-campo e a defesa, com isso, a equipe do Camaçariense se aproveitou e abriu o marcador com o jogador Leandro. No final do primeiro tempo, de penalti, Hailton empatou a partida. Ele que na segundo etapa, sairia machucado com uma pancada no ombro esquerdo.

No segundo tempo, o Juazeiro voltou outra equipe. O técnico Janilson mexeu bem, colocando em campo, João Vítor e Cleverson que deram outra movimentação ao time. Aproveitando o bom toque de bola, Nino Guerreiro, sofreu outro penalti e ele mesmo converteu, colocando a equipe de Juazeiro na frente. Mas, a torcida nas arquibancadas pedia mais um e Cleverson em seu primeiro lance no jogo, em uma  linda jogada individual, marcou o terceiro gol, deixando o Juazeiro numa ótima situação para jogar fora de casa, podendo perder até por um gol de diferença.

A torcida saiu otimista com a equipe em busca do tão sonhado acesso à elite do futebol baiano. A segunda partida será realizada no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari. 

Bruno Lopes
publicado em 23 de Maio / 2010 às 22:30

ESPAÇO DO LEITOR: MONOPÓLIO DA AMBEV NO CARNAVAL DE JUAZEIRO


"Geraldo,

Quero  lamentar que o folião juazeirense e também os visitantes tenham seu direito de escolha proibido. 

Em nome de um acordo estranho, a prefeitura proíbe que um dos refrigerantes mas vendidos no mundo ( Coca cola), seja oferecido como opção à  todos aqueles que irão apreciar a festa momesca em Juazeiro. 

Quero lamentar que o  carnaval sendo uma festa popular, o povo que é a razão maior da festa, fique obrigado a aceitar as imposições da adminitração de maneira tão escandalosa.  Existiu até poucos dias, uma enquente na emissora de  rádio de Juazeiro, (Rádio Juazeiro) onde 85% dos votantes, eram contra a realização do carnaval nesta data.  Mesmo assim a prefeitura, ignorando a vontade popular, bateu o martelo e atendendo à pressão do Sr. Jesus Sangalo,  confirmou o canaval para esta data, suprimindo o São João, que é  uma festa tipicamente de interior. 

O  que o  prefeito fez de bom no carnaval do ano passado, ele desfez neste ano.  Sendo assim  quero  concordar  que  a  "mudança" aconteceu, ou seja: o que era bom ficou ruim.

Grande Abraço"

Adalberto Cadidé Mariano - Rádio Web Juazeiro

publicado em 23 de Maio / 2010 às 22:27

Sento Sé recebe a equipe do projeto ATER

Lideranças de Sento Sé estiveram reunidas quinta-feira (20), no salão da Igreja Cristã Evangélica a fim de receber a equipe do projeto ATER -  Assessoria Técnica e Extensão Rural, a ser executado pelo IRPAA juntamente com instituições parceiras. O evento também foi um momento de exposição dos demais projetos da ONG voltados para Convivência com o Semiárido em comemoração aos seus 20 anos de existência.  

João Reis, presidente da Associação de Produtores da Ilha de Andorinha, deu as boas vindas ao público, seguido de Júlio César, agrônomo do IRPAA, que apresentou a filosofia do Instituto por meio de um bate-papo com a comunidade, no qual homens e mulheres tiveram a oportunidade de relatar experiências de sucesso feitas em parceria com o IRPAA. O momento também foi oportuno para as lideranças chamarem à atenção para a necessidade de união, fortalecimento do associativismo e cooperativismo. 

Mariluze Oliveira, da comunidade Brejo da Brázida, narrou a experiência do projeto COISAS DO MATO, com base no artesanato feito com palha, além da proposta de educação contextualizada após o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) feito na localidade, levando ao município uma proposta político-pedagógica coerente aos princípios das comunidades. A professora ressaltou as riquezas da terra, com destaque para as belezas naturais: mananciais, flora e topografia. Na sequencia, Júlio César apresentou os técnicos responsáveis pelo município: Adriano, André e Rodrigo.

Os Projetos Aguadas e Recaatingamento também foram destaques, este último detalhado pelo técnico do IRPAA José Adelmo, que reforçou o caráter humano e agroecológico das ações do Instituto. Os agricultores aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e propor alternativas através da troca de saberes. Douglas Washington, representante do povoado de Sítio, demonstrou interesse no tema apicultura, dinamizando o debate.  As  vantagens das cisternas de calçadão e enxurrada, já utilizadas pelas comunidades, foram ressaltadas em diferentes vozes. 

Fonte: IRPAA
publicado em 23 de Maio / 2010 às 22:00

“Ponte Picolé” é exemplo de desprestígio de Wagner diz Paulo Souto

 

A duplicação da ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Juazeiro e Petrolina, é mais um exemplo de desprestígio e da falta de ação do atual governo na defesa dos interesses da Bahia. A constatação é do presidente estadual do Democratas, Paulo Souto. “Em sua sabedoria, o povo da região já rebatizou a ponte e agora a chama de ‘Ponte Picolé’”, informa o ex-governador, que visitou ontem a Exposição Agropecuária de Guanambi.

Souto explica que o novo nome surgiu porque o trecho da ponte Presidente Dutra que fica em território pernambucano já foi duplicado pelo governo federal, enquanto a parte da Bahia continua com apenas uma pista. “Ninguém sabe quando haverá o alargamento do trecho baiano. A impressão que dá é que, na Ponte Picolé, Pernambuco ficou com o sorvete e a Bahia com o palito”, afirma, avisando que a “Ponte Picolé” será tema da próxima inserção do Democratas na televisão, programada para terça-feira (25/05).

Na avaliação de Paulo Souto, os pernambucanos têm sempre levado vantagem na disputa de investimentos contra os baianos neste governo. “Basta lembrar os estaleiros, o pólo têxtil e tantos outros empreendimentos que foram pra lá. Será que vale a pena mesmo ser amigo do presidente da República e não traduzir essa amizade em benefícios para a Bahia?”, indaga.

O ex-governador em todos os locais que andou pelo interior da Bahia este final de semana, abordou esta situação da Ponte Presidente Dutra em Juazeiro.

publicado em 23 de Maio / 2010 às 21:25

Hacker invade sistema de computação do Tribunal de Justiça-BA

Um hacker invadiu o domínio do sistema de computação do Tribunal de Justiça da Bahia. A questão agora é identificar a extensão dos danos causados. O invasor pode ter copiado informações das áreas administrativa e financeira. O  rastreamento das ações do hacker começou a ser feito sexta-feira (21) por uma equipe de analistas. Os técnicos informaram que precisarão de muitas horas de trabalho para identificar de onde foi feita a invasão. Vão tentar descobrir, ainda, se o hacker copiou e alterou algum dado. Ou se acrescentou informações ao banco de dados original do Judiciário. A intranet permite a gestão de todos os dados adminstrativos e financeiros do Tribunal de Justiça.
 

Além da Notícia
publicado em 23 de Maio / 2010 às 20:30

Canais pluviais podem ganhar cobertura em Juazeiro

A Secretaria de Infra-Estrutura da Prefeitura de Juazeiro está elaborando projeto no valor de R$ 60.000.000,00 (Sessenta Milhões de Reais) que objetiva cobrir os diversos canais que cortam os bairros periféricos de Juazeiro.

Ailton Candeia (PT), titular da pasta, explicou que esta é uma das iniciativas da administração Isaac Carvalho com vistas a estabelecer um novo plano de urbanização da cidade, especialmente, por conta dos novos investimentos que estão ocorrendo em Juazeiro, entre eles, a construção do Shopping juá, cujas obras serão iniciadas em agosto deste ano, sede da concessionária Fiat, obra já iniciada e o prédio sede da Walmart.

“O projeto será concluído em breve, mas o prefeito Isaac Carvalho já está empenhado em conseguir recursos financeiros em Brasília, junto ao governo federal, para consolidar esta ação governamental”, concluiu Ailton Candeia.

publicado em 23 de Maio / 2010 às 19:30

César vai se encontrar com Wagner em Congresso de Municípios

A abertura do XI Congresso Brasileiro de Municípios, na próxima terça-feira, no Centro de Convenções, vai marcar o reencontro do governador Jaques Wagner com o senador César Borges  – ambos estarão compondo a mesa principal do evento. Durante alguns meses, Jaques Wagner e Borges trocaram juras de amor em público, mas o ex-governador preferiu compor a chapa do candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, o que irritou o governador. A amigos, Wagner disse que ficou decepcionado com César Borges por dois motivos: primeiro, porque o senador e presidente regional do PR inicialmente teria aceitado participar da chapa petista e, depois, porque ele foi “reforçar” a campanha de Geddel. Segundo Alberto Muniz, presidente da ABM (Associação Brasileira de Municípios), cerca de 800 prefeitos e gestores públicos participarão do congresso, que termina na próxima quinta-feira.

Política Livre
publicado em 23 de Maio / 2010 às 18:30

Deputado José Carlos Aleluia visita a FEACOM em Uauá

O Deputado Federal José Carlos Aleluia em companhia do Prefeito de Uauá Jorge Lobo, visitou na tarde de sexta-feira (21), a FEACOM. A feira é uma realização da prefeitura municipal de Uauá, atravéz da Secretaria de Agricultura em parceria com a APNB – Asssociação dos Prefeitos do Norte da Bahia, Governo do Estado, Sebrae e Banco do Brasil, cujo objetivo é incentivar o agronegócio da pecuária de médio porte e da caprino/ovinocultura familiar do Município de Uauá e das regiões norte e nordeste da Bahia.


Municípios envolvidos: Uauá, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Canudos, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Jaguararí, Pilão Arcado, Sento Sé. Foram convidados produtores, técnicos e autoridades ligadas ao agro negócio da pecuária de médio porte e da caprino/ovinocultura familiar de outros Estados, onde a caprino/ovinocultura já alcançou um estágio produtivo, industrial e comercial importante.

Umbuzada.com
publicado em 23 de Maio / 2010 às 17:30

Eleição do Comitê do São Francisco acontece a partir desta segunda (24)

Entre os dias 24 deste mês e 18 de junho serão realizadas as eleições do plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) composto por 62 representantes de seis Estados (Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Goiás) e o Distrito Federal. As vagas serão preenchidas por usuários da água, poder público (prefeituras, governos estadual e federal) e organizações da sociedade civil que atuam na proteção dos recursos hídricos. Na Bahia, serão escolhidos 12 membros que atuarão até 2013. De acordo com o analista sócio-ambiental do INGÁ, Alex Lima, os novos membros terão a responsabilidade de tratar das principais deliberações e desafios sobre o uso das águas na Bacia do São Francisco, como aplicação dos recursos da cobrança pelo uso das águas, já aprovada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH); acompanhar o trabalho da Agência de Águas da Bacia; a prioridade para outorga dos usos externos à Bacia para abastecimento humano e dessedentação animal, instituída no Plano Decenal de Recursos Hídricos com vigência até 2014; e estabelecer alocação das águas da Bacia por estados e comitês instalados nas sub-bacias, além de definir formas de articulação com os CBHs afluentes.

Instituído em 2001, o CBHSF é o responsável pelo debate e acompanhamento das ações dos governos Estadual e Federal referentes à garantia da sustentabilidade hídrica, saneamento ambiental, acesso à água na Bacia do Rio São Francisco, além de estabelecer regras de conduta, gerenciando de interesses e conflitos locais. O INGÁ tem a competência de estimular a formação, manutenção e renovação dos comitês de bacias hidrográficas (CBHs) nas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs). Existem hoje na Bahia dez comitês e outros quatro em fase de construção.

As Plenárias Eleitorais acontecerão na seguinte ordem: 

24/05 – Salvador, UPB (Poder Público Municipal)

08/06 – Juazeiro (Indústria e Mineração e Abastecimento Urbano)

30 e 31/05 e 1º/06 - Paulo Afonso (Indígenas)

14/06 – Barreiras (Irrigação)

16/06 – Bom Jesus da Lapa (Comunidades Tradicionais)

17/06 – Ibotirama (Sociedade Civil)

18/06 – Ibotirama (Hidroviário e Pesca)

publicado em 23 de Maio / 2010 às 16:25

"Minha preocupação é ser útil à seleção", diz Daniel Alves

Daniel Alves é uma espécie de 12º jogador do time de Dunga. Reserva de Maicon na lateral direita, ele também pode ocupar outras posições, no meio de campo e na lateral-esquerda, como já fez outras vezes. Consciente de sua importância para o grupo, o jogador do Barcelona avisou neste sábado que sua preocupação é ser "útil" para a seleção brasileira.

"Uma vaguinha no grupo já é difícil, ainda mais jogando. Só de estar aqui na seleção já é uma honra muito grande. Quero estar no grupo", admitiu Daniel Alves, em entrevista coletiva realizada neste sábado, no CT do Caju, em Curitiba, onde a delegação brasileira está concentrada. "Minha preocupação é ser útil aqui na seleção".

Por ser polivalente, Daniel Alves pode ser escalado em outras posições. E isso não o incomoda. "Me sinto cômodo aqui na seleção, independente da posição", afirmou o lateral do Barcelona, repetindo que está pronto para jogar aonde Dunga pedir e desejar. "Qualquer posição dá no mesmo. Quero mesmo é estar no grupo", completou.

A Tarde
publicado em 23 de Maio / 2010 às 15:26

Prefeito de Petrolina recebe equipe da Gerência Regional dos Correios

O prefeito Julio Lóssio recebeu na tarde de sexta-feira (21) em seu gabinete, a equipe da Gerência Regional dos Correios. Estavam presentes o Gerente Regional, Geraldo Sebastião de Lima, o Gerente do Centro de Distribuição de Correspondência de Petrolina, José Manoel e a Coordenadora de Vendas, Emiliana Florentino. O objetivo do encontro foi discutir a instalação de Agências dos Correios nas áreas do perímetro irrigado e nos Distritos de Petrolina.

Com a implantação das agências cerca de 56 mil pessoas, que residem em áreas fora da zona urbana, serão beneficiadas. Entre os serviços oferecidos pelos Correios estão postagem de correspondências e encomendas, emissão de CPF, além da entrega de correspondências em domicílio.

Mirela Costa Ascom PMP
publicado em 23 de Maio / 2010 às 14:25

Novo papel de Lula em propaganda foi fundamental para crescimento de Dilma, diz Folha

 

Deu na Folha: “A aceleração do crescimento da parcela do eleitorado que reconhece Dilma Rousseff como a candidata de Lula, fenômeno detectado pelo novo Datafolha, coincide não apenas com um período de maior exposição da ex-ministra, mas principalmente com a mudança do papel encarnado por Lula na propaganda. No programa do PT exibido em 13 de maio, o presidente foi, pela primeira vez, o narrador da história de Dilma. Mais do que elogiar-lhe as qualidades, atribuiu a ela o sucesso do governo. Fez uma fala na linha “eu garanto”, muito próxima da que fará de maneira ainda mais desabrida quando, já livre das amarras legais da pré-campanha, começar o horário eleitoral gratuito.”

Política Livre
publicado em 23 de Maio / 2010 às 13:30

Segurança no trânsito também faz parte do Carnaval de Juazeiro

Juazeiro realiza de 27 a 30 de maio o Carnaval 2010 e a Secretaria de Defesa Social (SDS) irá desenvolver um trabalho de educação no trânsito nesse período festivo. Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPETRAN) estarão na cidade a partir desta segunda-feira (24) e desenvolverão durante toda a semana em conjunto com os fiscais da SDS uma campanha educativa e de orientação em vários pontos da cidade.  

Segundo o secretário Genes Batista, serão ao todo 13 agentes e fiscais envolvidos na operação, além de representantes das Polícias Rodoviária, Federal, Civil, Militar e da 8ª CIRETRAN. A ação terá ainda o apoio de três viaturas do DETRAN. “Nosso trabalho terá um foco educativo não deixando de lado a fiscalização efetiva, inclusive com a utilização de etilômetro que será intensificada a partir da quarta-feira (26). A segurança do folião no trânsito da cidade também é uma preocupação do município”, completou o secretário.

publicado em 23 de Maio / 2010 às 12:30

MP INVESTIGA DENÚNCIAS DE SUPOSTAS FRAUDES NA SAÚDE

O Ministério Público Estadual (MPE) investiga, em três inquéritos abertos em janeiro de 2010, supostas irregularidades em processos de dispensa de licitação para contratação de mão de obra terceirizada (limpeza, apoio operacional e vigilância), no valor total de R$ 56 milhões, conduzidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nos exercícios de 2008/2009.  A preocupação do MP, diz a promotora Rita Tourinho, responsável pelo caso, “é que continue sendo uma prática de `laranjas´ à frente de empresas que ganham milhões do Estado”. Isso acontecia há três anos, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Jaleco Branco, que desmantelou esquema de fraudes em licitação para terceirização de mão de obra. Parte dos proprietários das empresas cujos contratos estão sendo investigados agora, mora em bairros populares como Calabetão, Doron e Vila Canária.  O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, diz que nunca se licitou tanto na Saúde quanto nessa gestão e que os contratos são legais e têm parecer da PGE. Solla afirmou que a acusação de opositores sobre a dispensa de licitação é uma "versão fictícia".

BN Foto: Tiago Mello
publicado em 23 de Maio / 2010 às 11:30

Diálogo dos Territórios 2010 em Juazeiro

O Território do Sertão do São Francisco foi contemplado sexta-feira dia 21 de maio, com uma importante sessão de debates denominada Diálogos dos Territórios 2010. O território é composto pelos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova, Sento-Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Uauá e Canudos através da presença da Sociedade Civil Organizada e do Poder Publico num total de 60 representações.

Durante os dois primeiros anos de discussão e implementação das propostas, a Seplan considera que muitas realizações nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Inclusão Social e Infra-estrutura foram ou estão sendo implementadas graças ao processo de democratização hoje presente na construção do PPA na Bahia.

O Assessor especial da Secretaria, Jerônimo Rodrigues, coordenador dos Diálogos Territoriais, admite que muita coisa ainda precisa ser melhorada e cita a reclamação das representações do Território do Sertão do São Francisco que reivindica o aumento da malha rodoviária como fator preponderante para o desenvolvimento da regional, mas que diante de tantas demandas, o governo do estado em diálogo com as assembléias dos territórios está priorizando o que pode e tem condições de ser feito para fomentar o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas apontadas pelos territórios.

Dário Nunes e João Régis, representantes do Núcleo Diretivo do Território do Sertão do São Francisco afirmaram no evento que os fóruns e outras estâncias do território têm sido excelentes espaços de proposição onde a sociedade tem levantado e discutido propostas que muito condizem com a realidade do povo e dos municípios da região. Dário lembrou que algumas propostas de natureza estruturantes como a integração a dos municípios através de melhores estradas e a regularização e distribuição das terras públicas nas áreas rurais, especialmente nas áreas de Fundos de Pastos precisam avançar para fomentar melhor o desenvolvimento regional. 

No próximo dia 30 de junho, acontece outra sessão de Diálogo Territorial com a presença de um número maior de representações da região no intuito de enriquecer o processo de avaliação das propostas que estão previstas ou garantidas no PPA e no Orçamento Público do Governo do Estado inclusive para os próximos anos.

Por Raimundo Fábio Jornalista
publicado em 23 de Maio / 2010 às 10:30

SERRA EVITA COMENTAR RESULTADO DO DATAFOLHA

Depois de divulgado o resultado da pesquisa Datafolha, que revela empate entre ele e a pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra (PSDB) evitou fazer comentários. Acompanhado do pré-candidato da legenda ao governo paulista, Geraldo Alckmin, em visita ao Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, neste sábado (22), Serra não surpreendeu. "Não vou comentar os números", resumiu-se a dizer. Alckmin, mais acessível, comentou apenas sobre a sua campanha. Até o momento, ele lidera a preferência do eleitorado, à frente do petista Aloísio Mercadante. O candidato ao governo de São Paulo também não quis falar do resultado de Serra na pesquisa.

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais --de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%. Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista.

BN
publicado em 23 de Maio / 2010 às 09:30

Seminário internacional no Brasil debate vinhos tropicais

A elaboração de vinhos do Vale do São Francisco continua seu caminho de reconhecimento além das fronteiras do semiárido e do próprio Brasil. Na verdade, a expansão da vitivinicultura para regiões de clima quente, próximas da linha do equador na América do Sul (Brasil e Venezuela) e Ásia (Tailândia, Índia, Bangladesh) é muito recente, e vem apresentando interesse crescente de enólogos, empresários e consumidores das tradicionais áreas vinícolas da União Européia e Estados Unidos.

A diversidade de conhecimentos e experiências em desenvolvimento nessas novas áreas vai estar no centro dos debates do II Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, que irá acontecer na cidade de Petrolina-PE de 26 a 28 de maio, promovido por instituições como a Embrapa Semiárido, Embrapa Uva e Vinho, Sebrae, Assitur e Instituto do Vinho do Vale do São Francisco.

A sua realização tem o aval do Group of International Experts of Vitivinicultural Systems for Cooperation – GIESCO, International Society for Horticultural Science – ISHS, Chaire Unesco – Culture et Traditions du Vin e da Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV. Trata-se de algumas das principais entidades do setor na atualidade, explica o engenheiro agrônomo Giuliano Elias Pereira, pesquisador em enologia da Embrapa e presidente do Comitê Organizador.

O II Simpósio, a ser realizado no Auditório do Senai-Petrolina-PE, terá tradução simultânea das palestras para os idiomas português, inglês e francês. A organização do evento limitou o número de participantes a 150 vagas. Definiu também que os interessados precisam encaminhar mensagem para o endereço eletrônico istw@cpatsa.embrapa.br, solicitando a pré-inscrição. As inscrições definitivas estarão sendo concluídas até 21/05, e o pagamento e retirada do material serão dia 26/05, de 7-8:15 h, no próprio Senai em Petrolina.

Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semi-Árido
publicado em 23 de Maio / 2010 às 08:30

Bahia: Marina Silva empolga militância verde

 

Uma chuva de esperança verde caiu sobre o Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, na manhã de sábado (22). É que a senadora Marina Silva (PV), compareceu à convenção do Partido Verde em que lança as pré-candidaturas de Luiz Bassuma, ao Governo da Bahia e Edson Duarte, ao senado federal, para a militância verde. Marina reafirmou que fará a política da “boa vizinhança”, respeitando seus opositores e reafirmando para o povo brasileiro que as propostas dela são as melhores para o Brasil.

A senadora do PV voltou a defender uma campanha limpa e sem troca de acusações. Ela disse que reconhece as melhorias na vida de 25 milhões de brasileiros que saíram da linha de pobreza com o programa Bolsa Família, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que isso teve êxito por causa dos benefícios conseguidos com o Plano Real, lançado no governo Itamar Franco por Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda.

Ela encerrou o discurso fazendo referência a uma poesia que Bassuma escreveu para ela, recitando uma outra, mencionando o projeto Assuma o Verde, para o pré-candidato ao Governo da Bahia. Entre os participantes da mesa estavam o deputado suplente, Edigar Mão Branca, o presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, o pré-candidato ao governo da Bahia pelo partido, Luiz Bassuma, o pré-candidato ao senado, Edson Duarte, a cantora Carla Visi, o cantor Carlos Pita, autor do jingle da campanha e J Veloso, que reafirmou apoio dos tios Caetano e Maria Bethânia à pré-candidata do PV.

Marina Silva foi aclamada de pé por diversos segmentos da sociedade. Índios, pessoas com dificuldades de locomoção, estudantes, homens e mulheres manifestaram o apoio aos candidatos do PV, que atenderam a todos acolhendo suas idéias de mudança. Logo após, todos os pré-candidatos se reuniram para definir aspectos da campanha do partido, que pretende viabilizar um Governo democrático, humanista e popular.

Ass. Imprensa – PV Bahia
publicado em 23 de Maio / 2010 às 07:30

Juazeiro, Senhor do Bonfim e Cipó recebem "Diálogos Territoriais"

Ações do estado, políticas públicas e gestão participativa. Estes foram os principais pontos de discussão do evento Diálogos Territoriais, realizado sexta-feira (21), simultaneamente, nos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim) e Semiárido Nordeste II (Cipó). Os Diálogos Territoriais são seminários do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), em parceria com a Coordenação Estadual de Territórios (CET) e apoiado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Relações Institucionais (Serin).


Aproximadamente três mil pessoas já participaram dos 15 encontros, sendo que os anteriores ocorreram nos territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Irecê, Litoral Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Itaparica, Piemonte da Diamantina, Médio Rio de Contas. Na próxima sexta (28), o evento será realizado nos territórios de Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte (Alagoinhas), Bacia do Paramirim (Macaúbas) e Sertão Produtivo (Caetité). O cronograma completo está disponível no site da Seplan e os encontros vão até o mês de junho, contemplando todos os 26 territórios.

Agecom
publicado em 23 de Maio / 2010 às 06:26

Com ampliação da campanha, governo espera vacinar 100 milhões contra gripe A

Crianças de 2 a 4 anos e 11 meses vão poder receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito ontem (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com a ampliação da campanha, a meta de imunização passa de 90 milhões para 100 milhões de pessoas. “O estoque estratégico, durante esses dois meses [desde o início da campanha nacional de imunização] , funcionou como uma reserva para qualquer eventualidade [rejeição de lote de vacina ou demanda extra]. Como conseguimos manter a reserva de cerca de 10 milhões de doses, é suficiente para que possamos incluir mais uma faixa etária”, afirmou o ministro.


Temporão explicou ainda que o novo grupo que começa a receber a vacina foi selecionado por apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela influenza A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha. A vacinação segue até o dia 2 de junho. O prazo vai ser aproveitado também para prorrogar a imunização de gestantes e o grupo de pessoas com idade entre 30 e 39 anos.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 62 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o Brasil. O número representa mais de 70% da meta estipulada pelo governo federal. Todos os estados conseguiram imunizar o total definido entre crianças de 6 meses e menores de 2 anos. Entre os doentes crônicos, 80% foram imunizado. Já entre as gestantes, esse percentual foi de 68%. Entre adultos com idade entre 20 e 29 anos, o índice ficou em 77%. Entre os adultos com idade entre 30 e 39 anos, apenas 37% se vacinaram.

Notícias da Bahia
publicado em 22 de Maio / 2010 às 21:30

Paulo Souto sobre a ponte Presidente Dutra: "Pernambuco ficou com o sorvete e a Bahia com o palito".

O presidente estadual do Democratas, Paulo Souto, critica a passividade do governo estadual diante de decisões federais que prejudicam a Bahia. Em entrevista à rádio Recôncavo, de Santo Antonio de Jesus, o ex-governador citou a duplicação da BR-101 como exemplo. “Essa rodovia federal, ao norte, está sendo duplicada até Sergipe e não há previsão de alargamento da pista em território baiano. Já ao sul, o que está previsto no projeto de concessão do Ministério dos Transportes é a duplicação de apenas 20 quilômetros até Mucuri”, destacou.

Para Souto, se a duplicação da BR-101 Sul chegasse até o entroncamento da BR-324, em Feira de Santana, beneficiaria diretamente cidades como Santo Antonio de Jesus, importante pólo comercial do Recôncavo. “Mas alguém aqui ouviu o atual governador se manifestar em prol dessa medida? Não. Ele se calou, enquanto o pessoal do Espírito Santo pressionou para que o trecho da duplicação ficasse desse jeito a fim de não encarecer o pedágio”.

A duplicação da ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Juazeiro e Petrolina, é outro exemplo de desprestígio e de falta de ação do atual governo na defesa dos interesses da Bahia. “Em sua grande sabedoria, o povo da região já rebatizou a ponte, que agora está sendo chamada de ‘Ponte Picolé’”, informa o presidente estadual do Democratas.

Souto explica que o novo nome surgiu porque o trecho da ponte que fica em território pernambucano já foi duplicado, enquanto a parte da Bahia continua com apenas uma pista. “Ninguém sabe quando haverá o alargamento do trecho baiano. A impressão que dá é que Pernambuco ficou com o sorvete e a Bahia com o palito”.

publicado em 22 de Maio / 2010 às 20:31

Programa “Água Doce” será discutido em Petrolina

Na próxima quinta-feira (27) às 10h, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Embrapa e da Prefeitura Municipal irão se reunir na comunidade de Atalho, localizada no interior do município, para discutir a implantação de uma unidade demonstrativa do programa “Água Doce”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Na pauta do encontro, estão as responsabilidades dos órgãos envolvidos e da comunidade no projeto.

O projeto  foi dividido nas seguintes etapas: Captação e dessalinização de água de dois poços profundos, tornando parte da água potável; utilização de parte da água salobra em tanques de criação de peixes; reutilização de água salobra já enriquecida com materiais orgânicos para irrigação de erva-sal (Atriplex) destinadas a utilização na produção de feno; forragem com teor de 14 a 18% de proteínas, que serão utilizadas para engorda de caprino e ovino, fechando assim o Sistema de Produção Integrado Ambientalmente Sustentável.

O Programa “Água Doce” é realizado em Petrolina através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) com a Embrapa Semi-Árido. A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que outras localidades vão ser beneficiadas posteriormente com o programa.

Raoni Santos Ascom PMP Foto Google
publicado em 22 de Maio / 2010 às 19:30

TSE: MINISTRO AMEAÇA IMPUGNAR REINCIDENTES

O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista ao colunista Josias de Souza, da Folha, destacou que a multa aplicada pelo tribunal, para os candidatos que fazem campanha fora da época, “às vezes irrisória, não é a consequência mais séria”. O ministro salientou que a Lei Complementar 64, de 1990, abre espaço para a impugnação de candidaturas. A legislação prevê o ajuizamento de representações contra “abuso do poder econômico ou do poder de autoridade (...) Ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidato ou de partido político”. A declaração do ministro foi nesta sexta-feira (21), mesmo dia em que o presidente Lula foi multado pela quarta vez este ano, por fazer campanha irregular para a candidata petista Dilma Rousseff, que também foi multada, pela segunda vez. Marco Aurélio aconselha os partidos a “pôr as barbas de molho”.

BN
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.