Blog do Geraldo José - Variadas
Vale do São Francisco - 14 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479

Variadas

publicado em 02 de Julho / 2011 às 08:00

Fanfarra do Paulo VI participa do desfile cívico do 02 de julho

A convite da organização do desfile cívico do 02 de julho, em comemoração aos 187 anos da Independência da Bahia, a fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI participará do evento em Salvador neste sábado. Na bagagem instrumentos afinados e muita animação que são a marca do grupo que já ganhou prêmios, como o título baiano de Fanfarras pela LICAMBA.  

Mais de 105 alunos e ex-alunos do colégio participam da fanfarra que é liderada pelo coordenador Alfredo Gonçalves Ferreira Júnior. Segundo o mesmo, essa é uma honra para todos os envolvidos, “ficamos felizes de receber um convite como esse e vamos levar o nome de Juazeiro para capital mais uma vez. Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e esforço de meninos e meninas que não medem esforços para treinar e se aperfeiçoar musicalmente”.

Ascom PMJ
publicado em 01 de Julho / 2011 às 22:10

Seadi solicita horas máquina para região produtora de tomate em Lagoa Grande

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), solicitou à secretaria estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), a contratação de 1.500 horas máquina de trator de esteira para a construção de açudes e de pequenos barreiros em Açude Saco, Salinas, Sombrio, Cabana e região de Jutaí, todos na área de produção de tomate responsáveis por colocar Lagoa Grande como segunda maior produtora do fruto em Pernambuco com uma safra que chega a mais de 2 mil toneladas/ano. 

“A nossa solicitação foi feita através de oficio encaminhado ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que já enviou o pleito ao secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos. Temos certeza que Ranilson atenderá esse nosso pedido tão importante para que os pequenos produtores da região também aproveitem o potencial da tomatecultura local e assim mais rende e empregos sejam gerados em nosso município”, disse o titular da Seadi, secretário Reginaldo Alencar. 

Reginaldo também deverá estar presente neste sábado, dia 2 de julho, representando a prefeita Rose Garziera, durante a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da barragem de Campo Alegre, também zona rural de Lagoa Grande, que contará com a presença do secretário Ranilson Ramos. O manancial construído em 1947 passou apenas por duas recuperações, em 1959 e a última em 1968 e hoje encontra-se bastante assoreada com 70% de sua capacidade comprometida O investimento da SARA será de R$ 100 mil, beneficiando 60 famílias. O prazo de conclusão do serviço é de 50 dias.

Cinara Marques Assessora de Imprensa Foto Ilustrativa Google
publicado em 01 de Julho / 2011 às 20:00

Juventude tucana da Bahia participa das comemorações em homenagem a FHC

Representantes do JPSDB/BA, Ruy Bisneto, Anísio Viana, Tiago Assis e Willer Costa, participaram ontem (30) das comemorações em homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ocorrida no Senado, em Brasília.  

Durante o evento os baianos conversaram com o Presidente Nacional do PSDB, quando ressaltaram a importância da juventude baiana no cenário nacional.

Por: ASCOM / JPSDB - BA
publicado em 01 de Julho / 2011 às 19:40

Santana do Sobrado ganha nova Quadra Poliesportiva

Já foi licitada a obra para a Quadra Poliesportiva do Distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova. Construída com recursos próprios, a quadra é dotada de alambrado, iluminação e arquibancada e irá beneficiar cerca de 4 mil jovens de Santana do Sobrado e região com a prática do esporte e a busca de melhor qualidade de vida. A Empresa que realizará a obra no valor de 147. 469,78 mil reais, é a Eros Costa Construtora Ltda. 

O prefeito Orlando Xavier afirma que esta obra beneficiará os jovens da região através da prática de esportes e lazer. “O lazer é muito importante na vida do cidadão. Oferecer mais conforto para os jovens que podem praticar esporte perto de suas casas faz parte do nosso plano de governo através do incentivo ao homem do campo, levando também educação, saúde e infraestrura”, comenta o prefeito.

Lidiane Cavalcante Ascom PMLG Foto Ilustrativa Google
publicado em 01 de Julho / 2011 às 19:10

Seminário entre Incra e movimentos sociais discute infra-estrutura dos assentamentos rurais

Com o objetivo de discutir as problemáticas e implementar ações nos assentamentos do Sertão do São Francisco, a Superintendência Regional do Incra do Médio São Francisco (MSF) e representantes dos assentamentos rurais e lideranças sindicais de Petrolina, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Cabrobó estão reunidos desde o dia passado (30), no Centro Diocesano de Petrolina. Também participam do seminário, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Cidadania do Nordeste (ICN) e DELTA Projetos Agropecuários.

Durante o evento, o Incra está apresentando e debatendo as ações desenvolvidas pela instituição nos assentamentos da reforma agrária e, simultaneamente, ouvindo as necessidades e perspectivas dos agricultores assentados, tais como agilidade dos projetos empenhados; ampliação no numero de servidores do Incra; construção e reformas das estradas de acessos ao lotes; construção de poços artesianos; limpeza e recuperação de barragens; remanejamento de lotes; assistência técnica contínua; desburocratização na liberação de créditos; apoio à comercialização da agricultura familiar; capacitações, dentre outras.

Hoje, sexta-feira (01), o encontro deu destaque ao levantamento das demandas e seleção de prioridades dos assentamentos da reforma Agrária, onde posteriormente deverão ser desenvolvidas ações do Governo Federal, através do Incra/MSF. A realização do seminário entre o Incra e os movimentos sociais (Fetape) foi uma conquista do Grito da Terra São Francisco, realizado em maio, em Petrolina, a medida visa aproximar a instituição dos movimentos sociais e, sobretudo, dos agricultores familiares.

Lucilene Santos Ascom STR Petrolina
publicado em 01 de Julho / 2011 às 18:00

Oito cidades baianas fazem parte da primeira etapa do Plano Nacional de Banda Larga, Juazeiro está fora por enquanto

Oito cidades baianas fazem parte da primeira etapa do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujos detalhes foram anunciados pelo governo nesta quinta-feira (30) . A previsão é de que o plano esteja disponível para compra em 90 dias e os novos planos de acesso terão um limite mensal de download de 300 MB para internet fixa e de 150 MB para a móvel, no plano básico que custará R$ 35.

Ao atingir este limite, o cliente poderá optar por reduzir a velocidade de conexão ou pagar o excedente para manter a velocidade. Este limite de 300 MB permite que se baixe 60 músicas em formato MP3 ou dois episódios de um seriado americano com 22 minutos de duração cada. Como um filme costuma ter entre 700 MB e 1,4 GB, o limite dos planos do PNBL não permitira que o usuário baixasse um longa sem sofrer redução de velocidade ou ter que pagar um valor adicional.

O governo assinou um acordo com as empresas Telefonica, Oi, CTBC e Sercomtel, que devem ter uma meta anual de cobertura de municípios - a expectativa é de que todos tenham cobertura em 2014, quando acontece a Copa do Mundo do Brasil. Na Bahia,  as cidades contempladas na primeira leva são Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto, Muritiba e Presidente Tancredo Neves. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, não soube no entanto informar o valor das multas que as empresas terão que pagar em caso de descumprimento da meta - além de multa, as empresas estarão sujeitas a outras sanções.

Será possível comprar somente o serviço de internet, mas as empresas também poderão oferecer pacotes que incluam serviço de telefone fixo, segundo o PNBL. Para ter acesso à internet móvel, os clientes terão que comprar um modem, cujo valor ainda não foi divulgado. Para o ministro, a velocidade de 1Mbps oferecida pelo plano não é baixa e metada das conexões atuais do Brasil estão abaixo dessa velocidade. "Estamos elevando o patamar", assegurou. Além disso, o ministro disse também que o acordo prevê uma oferta "em larga escala" de internet a 5Mbps de velocidade até 2014. O ministro acredita que a velocidade do PNBL avance com os anos. (Com informações do G1)

publicado em 01 de Julho / 2011 às 17:40

Tribo indígena ocupa Prefeitura de Abaré

Centenas de índios da tribo Tumbalalá e outros habitantes de Abaré ocuparam hoje a sede da Prefeitura. Os manifestantes exigem a presença de um negociador federal da FUNAI, de um juiz federal, de um procurador do Ministério Público Federal e da imprensa no ato de transição do cargo de prefeito para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Enquanto isso não acontece, os índios asseguram não “arredar o pé” da Prefeitura sob alegação de proteger o patrimônio que está temporariamente sem gestor na administração.

Um outro grupo de índios da Aldeia Pambú interditou parte da avenida principal em protesto contra a decisão que afastou o prefeito de Abaré, Delísio Oliveira (PMDB), que teve cassação publicada hoje. Esses manifestantes reagem a forma improvisada e forçosa da oposição municipal em eleger apressadamente no mesmo dia da publicação (hoje) o presidente da Câmara de Vereadores. Vale lembrar ainda o peemedebista pode recorrer da decisão juridicamente e reverter o quadro político em Abaré, retomando assim ao cargo de prefeito. (Com informações e fotos de Odília Martins)

publicado em 01 de Julho / 2011 às 17:10

HDM continua convocando voluntários

O Serviço de voluntariado do Hospital Dom Malan continua com inscrições abertas para novos voluntários. Uma nova seleção acontecerá no dia 12 de julho às 14h e os interessados em ingressar na equipe de voluntários do HDM devem se dirigir à sala dos voluntários no hospital, até o dia 11 de Julho portando documentos de identificação.

O voluntario presta quatro horas de serviço semanal ao Hospital, atuando nos segmentos infantil, materno, e de apoio, realizando atividades com os pacientes, entretenimento, acompanhamento pessoal, auxílio nas datas festivas, participação em eventos, entre outros. O serviço é parte do programa de humanização do HDM/IMIP Hospitalar para amenizar o ambiente hospitalar. Os candidatos devem ter mais de 21 anos e não poderão ter vínculos empregatícios com o hospital.

Ascom HDM
publicado em 01 de Julho / 2011 às 16:40

SAAE informa falta de água em bairros de Juazeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE enviou nota ao blog comunicando aos usuários dos bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Itaberaba, João Paulo II, Antônio Guilhermino, Piranga I e II, Quidé, Pedra do Lord, Expedito Nascimento, Tabuleiro, Dom José Rodrigues, Parque Residencial, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Malhada da Areia, Antônio Conselheiro, Codevasf, São Vicente, Argemiro, Alto da Alencar, Novo Encontro, Jardim Universitário e Distrito Industrial que o fornecimento de água será paralisado nesta terça-feira (05), das 08 às 18 horas.

A interrupção se faz necessária porque ainda existe alguns vazamentos no reservatório semi-enterrado de 3.600 m³ da Estação de Piranga, que precisam de reparos. Também será substituido o transformador de 205 KW para outro de 300 KW, devido a instalação da bomba para as residências do "Programa Minha Casa, Minha Vida".

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade.  Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Por Luzete Nobre/ SAAE
publicado em 01 de Julho / 2011 às 16:10

Divisão da Bahia daria prejuízo de R$ 800 milhões ao ano

Se fosse criado hoje, o estado do São Francisco, projeto encabeçado pelo deputado federal Oziel Oliveira (PDT) na Câmara Federal, sobreviveria no vermelho. O potencial de arrecadação seria de R$ 1,17 bilhão e o custo anual cerca de R$ 2 bilhões – um resultado fiscal deficitário em R$ 800 milhões por na. Além disso, apenas 4 dos 35 municípios previstos para integrar o suposto ente federativo concentrariam 83,6% do PIB: Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina. Os outros 31 municípios minguariam com baixa receita, pobreza e aumento das desigualdades sociais. Esse é o diagnostico pouco otimista de uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ligada à Secretaria de Planejamento (Seplan), que deve ser divulgada. Leia mais em A Tarde

publicado em 01 de Julho / 2011 às 13:30

JOVEM DE SOBRADINHO É SUCESSO NOS PALCOS TEATRAIS E GRAMADOS DA CROÁCIA

O jovem Emerson de Souza Cruz (conhecido como Pipoca), de 25 anos, natural de Sobradinho, está fazendo sucesso nos palcos teatrais do continente europeu, mais precisamente da Croácia. Pipoca saiu do Brasil como jogador de futebol do Porto de Caruaru (PE) para defender o Konavleanin, clube da segunda divisão croata, onde está até hoje na cidade de Cilipi.

De origem humilde, Pipoca começou a jogar desde os oito anos de idade na escolinha de João Bala, ainda em Sobradinho. Passou pela seleção de Senhor do Bonfim (BA), Catuense (BA) e Porto de Caruaru (PE) de onde partiu para Europa. No início teve algumas dificuldades, principalmente por falta de patrocinadores para despesas de viagem. Nunca desistiu dos seus sonhos e com um pouco de ajuda, Emerson tornou-se orgulho da família e de todos que o conhecem.

Quando já estava na Croácia, o jovem viu um anúncio na TV de um teste para atores com curso de teatro ou nível superior. Sem nenhuma das exigências, porém com a garra e disposição do nordestino, Pipoca ousadamente fez o teste passando em primeiro lugar. Consagrou-se como ator principal de uma peça de humor na temporada 2010 e atua em nova apresentação teatral que está em cartaz na temporada 2011. O sucesso de Emerson é visto em várias publicações na Croácia. Jornais, revistas e programas de rádio já contaram a história do jovem de origem pobre que saiu do Brasil para fazer parte da história cultural daquele país.

Emerson está na Croácia há quase cinco anos e meio, é noivo com a croata Anna Duplica e apesar de convites para retornar a clubes profissionais no Brasil, pretende ficar lá por mais algum tempo.

Com informações de Erivaldo Cassiano do Sobradinho Repórter
publicado em 01 de Julho / 2011 às 12:10

A arte internacional de artesãos de Lagoa Grande presentes na Fenneart 2011

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, também marcará presença na Fenneart 2011 – Feira Nacional do Artesanato, que será aberta nesta sexta-feira, dia 1 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o apoio da Prefeitura Municipal, os artesãos Mazinho Santana e Gilson Artesão, serão os principais representantes da cidade no evento que é considerado o maior do segmento na América Latina. 

De acordo com o diretor de cultura de Lagoa Grande, Edivaldo Barbosa, Mazinho e Gilson estarão à altura da cidade que é a capital do vinho e da uva no Nordeste e que tem trabalhado no resgate dos artistas da terra. “São mestres no que fazem conhecidos inclusive internacionalmente e que por isso representarão muito bem a nossa cidade. A prefeita Rose Garziera não mediu esforços para apoiar a ida deles à Fenneart”, revela Edivaldo. 

O município está entrando com todo o apoio logístico, como alimentação, transporte e a aquisição do estande para que Mazinho e Gilson possam expor suas peças. O estade de Lagoa Grande será o de número 37 da feira. Para Mazinho Santana, que vive profissionalmente de sua arte há cinco anos, a Fenneart é o principal cartão de entrada de qualquer artesão nacional e internacional. “A Fenneart é o que me sustenta durante todo o ano. São muitos os contatos e as vendas na feira que atrai gente de todo o Brasil e do exterior”, conta o artista.

Mazinho que tem na madeira de umburana a sua principal matéria prima, mas sempre a madeira ecologicamente correta, é famoso por suas criações próprias. Fazem sucesso seus objetivos inspirados na pré-história, arte sacra e figuras nordestinas. Ele faz suas criações num ateliê bem diferenciado, embaixo de um pé de jurema, no Sítio São Mateus, região de Jutaí, na zona rural de Lagoa Grande. 

Sedete-Ass. de Imprensa Fotos arquivo PMLG
publicado em 01 de Julho / 2011 às 11:00

SAMU de Juazeiro recebe duas novas incubadoras

Com o objetivo de reduzir os casos de mortalidade materno-infantil no município e na região, o SAMU de Juazeiro recebeu do Ministério da Saúde neste mês de junho duas novas incubadoras. A entrega dos equipamentos também fortalece o atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência, e as transferências inter-hospitalares para recém-nascidos. O serviço tem agora disponível quatro incubadoras, aumentando a estrutura dos atendimentos nas cidades que compõem o SAMU Regional (microrregião de Juazeiro), sendo elas: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. 

No último dia 23 de junho, a equipe do SAMU, dentre motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos participou de treinamento para utilização dos novos equipamentos. A capacitação foi realizada pela BIOMED, empresa de equipamentos médicos, de Salvador, autorizada pelo Ministério da Saúde para distribuição, montagem e treinamento dos profissionais.  Além das incubadoras, o município adquiriu há dois meses com recursos próprios 30 novos reanimadores: neonatal, pediátrico e adulto, estando atualmente com 40 reanimadores para atender a população durante os chamados de urgência.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/SESAU
publicado em 01 de Julho / 2011 às 09:40

Conferência territorial em Juazeiro discute melhorias para os idosos

A garantia dos direitos dos idosos e as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida foram alguns dos temas de discussão da 3ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta quinta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal Aprígio Duarte, numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e a Promotoria Pública.  

Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, a Conferência contou com as presenças do Prefeito Isaac Carvalho, do secretário de igualdade, assistência social e cultura Crisóstomo Lima, do presidente do CMDI Cézar Pereira Nunes, do vereador Nilson Alves Barbosa, presidente da Câmara Municipal, além dos conferencistas Érico Vanderley, médico geriatra, e da gestora governamental da Superintendência de Direitos Humanos do Governo da Bahia (SUDH/BA), Fabiana Mattos.  

O grupo de dança do “Melhor Idade” fez uma apresentação cultural ao som de forró pé de serra e em seguida o geriatra Érico Vanderley iniciou a conferência com o tema “A Saúde do Idoso”, na qual o médico passou importantes dicas para se chegar à fase idosa com dignidade.  Após apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência, o período da tarde foi destinado para os trabalhos em grupo, debate e apresentação de propostas a partir dos eixos temáticos. No final foram escolhidos os delegados que irão representar o Território do São Francisco na Conferência Estadual no mês de julho. (Com informações da Ascom Seiasc)

publicado em 01 de Julho / 2011 às 08:10

COMEÇA HOJE (01), 58ª FESTA DO VAQUEIRO DE CURAÇÁ

Começa nesta sexta-feira (01) uma das mais tradicionais festas de Vaqueiro da Bahia. É a 58ª Festa do Vaqueiro de Curaçá que, a exemplo dos anos anteriores, promete reunir grande público para acompanhar o desfile dos vaqueiros encourados, a tradicional missa e variadas competições. Além da programação religiosa, foram definidos grandes shows. Confira a programação:

Sexta (01):
Forró Di Boa (gravação do DVD ao vivo)
Amado Batista
Forró da Curtição
Eldon do Acordeon

Sábado (02):
Júlio do Acordeon
Garota Safada
Targino Gondim
Valmirzinho do Acordeon

Domingo (03):
Flavio Leandro
Forrozão Classe A
Adelmário Coelho
Arreio de Ouro

Segundo informações da coordenação no sábado e domingo, sempre a partir do meio dia, haverá um palco alternativo no pátio da rodoviária com animação de César Adriano, Sérgio do Forró e bandas locais.

publicado em 01 de Julho / 2011 às 07:00

SENHOR DO BONFIM INAUGURA SAMU TERRITORIAL

O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PT), receberá nesta sexta-feira, 1º de julho, representantes do governo do Estado e prefeitos de oito municípios para a inauguração do SAMU Territorial. Além da base do SAMU ser ampliada, todos os municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru terão sua própria base SAMU.

Para a implantação desse serviço de urgência/emergência em toda a microrregião, cada município receberá uma ambulância nova. O ato ocorrerá, às 9 horas no Calçadão da Rua Juviniano Duarte, onde os veículos chegarão para a entrega pública. A conquista das ambulâncias faz parte de programa de regionalização da modalidade SAMU e atende a convênio entre as prefeituras do TPNI e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde.

Ascom Bonfim
publicado em 01 de Julho / 2011 às 06:30

Obra de recuperação da estrada de Itamotinga em fase de conclusão

Dentro de mais alguns dias, a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado, estarão entregando a obra de recuperação dos 9km de estrada entre a BA 210 e o distrito de Itamotinga (distante 72km da sede). O serviço esta sendo executado pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA).
 
Com uma população de mais de 20 mil habitantes, o distrito inclui o Projeto Curaçá (NH1, NH2, NH3 e NH4 - São José), e as comunidades de Ganhães, Jacaré, Pontal e Periquito. A econômica do local vem exclusivamente da fruticultura irrigada, fato que torna a obra ainda mais importante para o escoamento da produção agrícola, reconhece o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, “não resta dúvida que essa obra irá contribuir muito mais para a comercialização e transporte dos produtos; irá melhorar também o desenvolvimento rural da região, no que se refere ao transporte escolar, no acesso das ambulâncias e na mobilidade dos moradores”. 
 
As estradas vicinais no interior também estão passando por recuperação desde 2009. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, já são mais de 550km de estradas vicinais cortadas, patroladas e cascalhadas, atendendo as regiões de Carnaíba, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, região do Salitre, entre outras localidades.

Ascom PMJ
publicado em 30 de Junho / 2011 às 19:10

FACAPE receberá Presidenta da Comissão de Avaliação e Credenciamento Universitário da Argentina

Nesta sexta-feira, 01/07, a Professora Doutora Miriam Aparício de Santander, Presidenta da Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria -CONEAU, organismo descentralizado que funciona sob jurisdição do Ministério de Educação da Argentina, estará na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.

A vinda desta autoridade acadêmica tem como finalidade a assinatura de convênio com a FACAPE com vistas a trazer para Petrolina um Mestrado e Doutorado em Educação, uma parceria entre a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco –AEVSF, e uma das maiores Universidades Federais argentinas; a Universidade Nacional de Cuyo - UnCuyo, localizada na cidade de Mendoza.

A Diretora do Doutorado em Educação da FFyL – Facultad de Filosofia y Letras da UnCuyo, irá esclarecer e trocar informações sobre as atividades acadêmicas, com professores das Instituições de Ensino Superior interessados no tema. A reunião, que será coordenada pela direção da AEVSF, acontecerá no auditório da Biblioteca da FACAPE a partir das 18 horas.

Yuri Oliveira Ascom Facape
publicado em 30 de Junho / 2011 às 18:00

São João de Petrolina no roteiro dos maiores festejos do Nordeste

Este ano Petrolina entrou para o roteiro dos melhores festejos juninos do Nordeste: megaestrutura, cenografia, grandes atrações... E o resultado não poderia ser outro se não um enorme público durante todos os nove dias de festa, como foi no dia do show da dupla sertaneja Jorge & Mateus, que levou mais de 60 mil pessoas ao Pátio de Eventos da cidade.

Em conversa com a redação do site Portal Zap, uma das atrações da festa, Targino Gondim, não poupou elogios ao evento: "Petrolina está de parabéns por essa retomada do São João com grande força. Todas as pessoas com quem converso sobre o assunto só falaram bem. Achei tudo bacana, desde a iluminação, sonorização... Aquela cidade cenográfica com alusão aos lugarejos do interior ficou incriível. A estrutura da festa não deixa a desejar em relação a nenhum dos locais por onde passei nesse São João. E para mim foi um prazer fechar a maratona junina de shows em Pernambuco [Petrolina e depois Caruaru]. Rodei grande parte do Brasil, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo,  em diversas cidades da Bahia e finalizei com chave de ouro mais uma jornada".

Targino Gondim no programa do Portal Zap, o Rádio Zap

Domingos Sávio, vice-prefeito de Petrolina, comemora o resultado do 'São João do Vale': "Definitivamente Petrolina não podia se dar o luxo de estar de fora do rol dos maiores festejos juninos do Nordeste. E daqui para a frente não tem como a festa não ser grandiosa. Não se pode esquecer de celebrar o sentido do São João, da raiz do sertanejo e a própria religiosidade inerente a esta data. Nossa cidade tem uma infraestrutura logística incomparável em relação a outros polos juninos, haja vista o aeroporto, a rede hoteleira e até a localização geográfica, tudo isso facilita e atrai pessoas no período junino. O resultado do São João deste ano foi bastante satisfatório, pois mexeu com o turismo, a economia e a cultura do Vale do São Francisco".

Domingos Sávio (esq.) e o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho

E se depender da aprovação do público, Petrolina teria um mês completo de festa. "Nossa região estava precisando de um resgate do São João. E a cidade surpreendeu não só a mim como a todas as pessoas que foram curtir a festa. Tinha música para todos os gostos, o evento estava bastante organizado... Só tenho uma queixa: queria o mês de junho todo de festa", brinca Ana Letícia, universitária de 23 anos.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do evento, a área utilizada foi de 12.000 m², com dois grandes palcos, painéis de LED, camarotes, 10 barracas de comidas, 12 barracas de bebida, um total de 40 ambulantes regularizados e 20 banheiros, além de toda a infraestrutura de segurança para as mais de 450 mil pessoas que passaram pelo local da festa entre os dias 22 e 30 de junho.

Fonte: Portal Zap (Fotos: site Prefeitura de Petrolina, Arquivo Zap)
publicado em 30 de Junho / 2011 às 17:30

Sistema Pare e Siga na Ponte Presidente Dutra próximo do fim

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, juntamente com o diretor da Arteleste, acompanhou a segunda etapa da concretagem do pavimento da Ponte Presidente Dutra, sendo esta a etapa final para a liberação do sistema Pare-Siga. Os trabalhos de colocação de concreto permanecem até o próximo domingo (3), a partir desta data o material passa pelo processo de “cura”, ou seja, a fase de secagem do concreto aplicado para que alcance melhor desempenho. Este processo termina no dia 7 de julho, como já foi informado pelo prefeito em outras oportunidades. A partir desta data o trânsito na ponte será liberado, restando apenas a construção das rampas de acesso.

Ascom/PMJ
publicado em 30 de Junho / 2011 às 16:40

MÉDICO OBSTETRA TOMA POSSE NA DIRETORIA TÉCNICA DO HOSPITAL REGIONAL DE SENHOR DO BONFIM

Foi empossado dia passado na Diretoria Técnica do Hospital Regional de Senhor do Bonfim (HDAM), o médico Ernani Souza e Silva Junior. Especializado em ginecologia obstetrícia e ultrassonografia, o novo diretor substituiu o Dr. Wilson Bahia que ficará como auxiliar direto da Diretoria Administrativa. O Dr. Ernani que tem 15 anos de formado e 10 anos de trabalho em Bonfim, foi saudado pelo diretor-geral José Lourenço e pelo seu antecessor Wilson Bahia, que ao se afastar para aliviar a carga de trabalho em várias funções médico-profissionais discursou: “Estou saindo, mas deixando em boas mãos essa honrosa responsabilidade”. Também parabenizaram Wilson Bahia e desejaram sucesso a Ernani Junior o secretário municipal de Saúde Francisco Lustiago, o presidente do Legislativo João Carlos Bernardes (Biro-biro) e o vice-prefeito Aurélio Soares, representando o prefeito Paulo Machado (cumprindo agenda de trabalho em Salvador), e exaltou o ex-diretor Wilson Bahia, “pelos seus 35 anos de serviços prestados a sociedade bonfinense”.

Ascom Bonfim
publicado em 30 de Junho / 2011 às 14:00

CHINA INAUGURA A MAIOR PONTE SOBRE MAR DO MUNDO, ENQUANTO ISSO EM JUAZEIRO...

A China inaugurou nesta quinta-feira (30) a mais longa ponte sobre o mar do mundo, com 36,48 quilômetros, na cidade litorânea de Qingdao, informou a agência oficial "Xinhua". A ponte, que teve investimento de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída, liga o centro da cidade ao seu subúrbio de Huangdao, nos dois lados da baía de Jiazhou. Com esta ponte, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da China - e sede das competições de vela nas Olimpíadas de 2008 - poderá ser percorrida com redução de 20 a 40 minutos. A nova ponte supera a da baía de Hangzhou, também no leste da China e que com 36 quilômetros era considerada a mais longa do mundo até hoje. (Com informações do G1)

PS: A notícia é um verdadeiro tapa na cara dos nossos gestores brasileiros e construtoras que há dez anos penalizam juazeirenses e petrolinenses com a duplicação de uma ponte que tem apenas 800m.

Vergonha...

(Foto: China Daily / Reuters)
publicado em 30 de Junho / 2011 às 12:40

BODOCÓ REALIZA III FEIRA DO LEITE E DO MEL

O município de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, destaca-se como a terceira maior bacia leiteira do Estado e produz atualmente cerca de 300 toneladas de mel por ano. Considerando a importância deste potencial econômico, a Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, realizará a terceira edição da Feira do Leite e do Mel (Expoleite).

Entre os dias 07 a 10 de julho, o Parque de Exposição Antonio Bezerra da Rochatransforma-se mais uma vez em um pólo de atividades voltadas para o agronegócio e a bovinocultura leiteira. Rodada de Negócios; Feira de Produtos Regionais; Concurso Leiteiro; Feira do Gado (venda de animais PO nas baias); estandes para exposição e comercialização de produtos, palestras nas áreas de bovinocultura leiteira, apicultura e meio ambiente; Concurso da Rainha do Leite e do Mel, Fazendinha para Crianças, além de shows musicais integram a programação.

Haverá premiações para duas modalidades: Concurso Leiteiro, com premiação para a vaca que produzir mais leite. O primeiro lugar será contemplado com uma moto 0 km, já o segundo e terceiro lugares, receberão R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Haverá também a escolha da Rainha e Princesa do Leite e do Mel. Para o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, Romero Cunha, a Expoleite “é muito importante para o fortalecimento do potencial econômico de Bodocó e para evidenciar cada vez mais, o município e a competitividade de nossas cadeias produtivas. A nossa estimativa é fecharmos R$ 1,2 milhão em negócios durante a feira. Bodocó tem potencial e nós acreditamos nisso, por este motivo nos empenhamos para fazer deste evento uma verdadeira oportunidade de negócios,” disse Romero.

Além das oportunidades de negócios, integram a programação shows com as bandas Muleke Doido, Chamego e Paixão, Papo de Play Boy, Forrozão Espora de Ouro, Forró do Pinicado e a dupla Léo e Rodrigo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, da AD Diper e do Sebrae. A abertura será no dia 07, quinta-feira, às 20 horas.

Ascom Bodocó
publicado em 30 de Junho / 2011 às 11:40

Organização de Procura de Órgãos é apresentada em Petrolina

Médicos, coordenadores de UTIS, coordenadores de emergências e diretores de hospitais de Petrolina foram apresentados na última terça-feira (28) à equipe da Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO) que começa a funcionar a partir do dia primeiro de julho. Na ocasião foi explicado como se dará a atuação da OPO e a sua importância para o aumento do número de captação de órgãos em Petrolina.

O evento aconteceu no auditório do Hospital Dom Malan, que também será a sede da OPO no Sertão Pernambucano. As OPOs são organismos ligados ao Ministério da Saúde e têm oobjetivo de realizar atividades de procura, identificação, manutenção e captação dos doadores para fins de transplantes de órgãos, os quais serão encaminhados aos centros especializados.

O trabalho da equipe em Petrolina será fazer visitas diárias às emergências e UTIS de hospitais de Petrolina para identificar potenciais doadores em morte encefálica e conversar com as suas famílias para o incentivo à doação.

Ascom HDM
publicado em 30 de Junho / 2011 às 10:30

Professores de Juazeiro lançam livro sobre o semiárido nesta quinta (30)

Professores do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vão lançar nesta quinta-feira (30) o livro Educação e Convivência com o Semiárido − Reflexões por dentro da UNEB. A cerimônia de lançamento vai ter início às 20h no auditório do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do campus. A atividade integra a programação da aula inaugural da primeira turma da especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, oferecida pelo DCH.

A obra, que é constituída por uma coletânea de artigos produzidos por especialistas na constituição histórica e geográfica do semiárido brasileiro, foi organizada pelos docentes da UNEB Edmerson Reis e Luzineide Carvalho, e pela pesquisadora da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) Maria Luciana Nóbrega. O livro, segundo Edmerson, é fruto de um projeto de extensão intitulado Reflexão dos referenciais teóricos e práticos da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) nos campi da UNEB localizados no semiárido baiano.

“Esperamos que essa obra seja útil para o desenvolvimento de novas práticas educacionais e para a construção de políticas públicas endógenas. Queremos um semiárido mais justo, verdadeiramente sustentável, baseado numa política de convivência e respeito à cultura e ao povo desse lugar”, salienta Edmerson, que integra a equipe da Resab. Exemplar da obra poderá ser adquirido ao preço de R$ 10 no lançamento, ou por R$ 15 mediante solicitação pelo e-mail especializacaoecsab@zipmail.com.br. Informações: DCH/Campus III – tel. (74) 3611-5617.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.